Gestão

Leite descobre a prevenção em ano eleitoral

Por J. Saraiva

19 visualizações
Leite descobre a prevenção em ano eleitoral
Depois de dois anos de discursos sobre reconstrução, planos, projetos e resiliência, o governador Eduardo Leite resolveu acelerar a mobilização contra eventos climáticos justamente quando o calendário eleitoral começa a ganhar força. O lançamento do programa Prepara RS, voltado ao enfrentamento dos efeitos do El Niño, veio acompanhado de um curioso alerta do próprio governador contra a “exploração eleitoral” do tema.

A coincidência chama atenção. As previsões indicam que os efeitos mais intensos do fenômeno devem ocorrer a partir de setembro, exatamente durante o período da campanha. E, pela primeira vez desde as enchentes históricas de 2024, as ações de prevenção e reconstrução serão colocadas à prova diante de um novo desafio climático.

Leite afirma que quem busca atalhos eleitorais escolhe o caminho errado. Mas o lançamento de um grande programa estadual às vésperas da disputa também ajuda a construir uma narrativa conveniente para o governo. Se tudo der certo, vira vitrine de eficiência. Se houver novos transtornos, servirá como argumento para dizer que o Estado estava preparado e fez sua parte.

A prevenção é necessária e bem-vinda. O que desperta curiosidade é a sincronia entre a chegada do período eleitoral e a súbita intensificação da mobilização governamental. Pelo visto, em ano de eleição, até a previsão do tempo ganha importância estratégica no Palácio Piratini.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas