Gestão

Primeiras-damas deixam os bastidores e ganham espaço nas campanhas eleitorais

Por J. Saraiva

8 visualizações
Primeiras-damas deixam os bastidores e ganham espaço nas campanhas eleitorais
No cenário eleitoral de 2026, as primeiras damas deixaram de ser coadjuvantes para ocupar posição de destaque nas campanhas. A avaliação é do estrategista Emerson Saraiva, do portal @eleja.se que aponta uma mudança significativa na forma de fazer política nas redes sociais.

Segundo Saraiva, pré-candidatos que contam com a participação ativa de suas esposas nas agendas e na produção de conteúdo têm construído narrativas mais leves, autênticas e próximas da realidade das pessoas. Temas ligados à família, ao cotidiano e às pautas tradicionalmente associadas ao universo feminino ganharam espaço e ampliaram o alcance das campanhas.

Entre os exemplos citados pelo analista está Joyce Zucco, que tem acompanhado o deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Luciano Zucco, em compromissos pelo Estado e nas redes sociais. Para Saraiva, esse protagonismo das primeiras-damas torna a comunicação política mais humana e aproxima os candidatos dos eleitores.

Além de Joyce Zucco, também foram lembradas Giselle Bezerra, Thaisa Cidade e Marina Candia, apontadas como nomes que ajudam a enriquecer as campanhas com uma comunicação mais espontânea, leve e conectada com o dia a dia das famílias brasileiras. Segundo a análise, o tempo em que as primeiras-damas permaneciam apenas nos bastidores ficou para trás.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas