Gestão

Jessé quer anular multas aplicadas por radares em sinaleiras

Por J. Saraiva

6 visualizações
Jessé quer anular multas aplicadas por radares em sinaleiras
Após reportagem de Zero Hora apontar possível ilegalidade na aplicação de multas por excesso de velocidade em radares instalados em sinaleiras de Porto Alegre, o vereador Jessé Sangalli protocolou um projeto de decreto legislativo para anular todas as autuações aplicadas nessas condições.

A iniciativa tem como base o entendimento de especialistas da Associação Brasileira dos Advogados de Trânsito (Abatran), segundo os quais os equipamentos foram instalados para fiscalizar o avanço do sinal vermelho, mas também passaram a registrar infrações por excesso de velocidade sem atender às exigências previstas em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a entidade, a legislação determina que a fiscalização de velocidade nesses equipamentos depende da realização de estudos e levantamentos técnicos específicos, além da publicação dessas informações no site do órgão de trânsito para consulta pública. Como, segundo a Abatran, essa transparência não foi cumprida, as multas perderiam respaldo legal e poderiam ser consideradas nulas.

Na justificativa do decreto, Jessé Sangalli afirma que o objetivo é garantir o respeito ao princípio da legalidade e proteger os motoristas de penalidades aplicadas em desacordo com a legislação federal. A EPTC, por sua vez, sustenta que os estudos técnicos existem e podem ser consultados em sua sede e no Observatório da Mobilidade, embora a Abatran conteste que o material disponível atenda às exigências do Contran.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas